PAZ E BEM!
“ E ali logo em frente a esperar pela
gente o futuro está...”
Nessa semana vamos estudar LINGUAGEM, LÍNGUA E VARIEDADE LINGUÍSTICA e
também revisar, através de exercícios, o ADJETIVO já estudado anteriormente .
LEIAM COM
ATENÇÃO ESSAS OBSERVAÇÕES !
# Exercícios do LIVRO DIDÁTICO
é para registrar apenas as respostas no caderno;
# Exercícios que NÃO são do LIVRO DIDÁTICO
é para copiar no caderno OU imprimir .
Bom estudo!
Tia Lili
ATIVIDADES:
A) Assistir a esses dois vídeo explicativos sobre
LINGUAGEM , LÍNGUA E VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA:
B)Fazer os EXERCÍCIOS
1 , 2 e 3 das páginas 26 e 27 do livro didático.
( REGISTRAR APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO).
C)Exercícios abaixo para serem copiados e
feitos no caderno ou
imprimir e completar esses
exercícios nas folhas . Entendido?
1)Leia
atentamente e responda:
Responda
V para verdadeiro e F para falso:
(
) A linguagem verbal é aquela que se
utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(
) As histórias em quadrinhos,
geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
(
) As placas de trânsito se utilizam de
linguagem não-verbal.
(
) Linguagem verbal é aquela que
transmite mensagens através de palavras e gestos.
(
) Os gestos, os símbolos, os desenhos,
as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
2) Observe
as figuras abaixo e indique se estamos diante de linguagem verbal, linguagem não verbal
( visual ) ou linguagem mista:
3) Agora leia esta tirinha e responda:
a)
O que a Mônica está fazendo nos três primeiros quadros?
b)
O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?
c)
O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
d)
Qual é a reação da Mônica?
e)
O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
f)
No último quadro o que significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do
Cascão?
g)
E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
h)
Que tipo de linguagem aparece nesta história?
i)
A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?
4)Cascão
e Cebolinha
Observe a tirinha abaixo. Ela conta uma história apenas utilizando
desenhos (linguagem não verbal ou visual).
Agora transforme-a em linguagem verbal, contando essa história com suas
palavras.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Marque com um X a frase em que a palavra destacada é adjetivo.
A)
As goiabas doces eram
vendidas pelos feirantes.
B)
Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
C)
Uma velha atendeu-me na porta.
D)
Uma saia velha foi encontrada
na rua.
E)
As pessoas acharam o homem estranho.
F)
Um estranho chegou no bar.
6)
Faça a flexão de número ( singular/plural ) dos substantivos
abaixo.
a)
coração ________________
b)
olhos _________________
c)
suspiro ________________
d)
xícara ________________
e)
mãos _________________
7)
Complete as frases, colocando o adjetivo
ÚTIL no grau indicado.
a)
O ônibus é _______________________________. (grau normal)
b)
O carro é ______________________________ a bicicleta. (grau
comparativo
de superioridade)
c)
A moto é ______________________________________ a bicicleta.
(grau
comparativo de igualdade)
d)
O avião é ______________________________ ( grau superlativo
absoluto
sintético)
e)
O carro é _________________________________ de todos. (grau
superlativo
relativo de superioridade)
f) A bicicleta é ________________________________ de todos.
(grau
superlativo relativo de inferioridade)
kkkk
ResponderExcluir