quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADES DOMICILIARES DE 11 / 05 à 15 / 05


Diocese de Bage     Bom dia , galerinha do 6º ano CFES !                             
                                                           PAZ E BEM!
                                                                






“ E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro  está...”




        Nessa semana  vamos estudar  LINGUAGEM, LÍNGUA E VARIEDADE LINGUÍSTICA e também revisar, através de exercícios, o ADJETIVO já estudado  anteriormente .


LEIAM COM ATENÇÃO ESSAS OBSERVAÇÕES !

     # Exercícios do  LIVRO  DIDÁTICO  é  para  registrar apenas as respostas no caderno;

     # Exercícios que NÃO  são do  LIVRO DIDÁTICO  é para copiar  no caderno  OU  imprimir .
                                                  Bom estudo!     
                                                                     Tia Lili



ATIVIDADES:

A) Assistir a esses dois vídeo explicativos sobre LINGUAGEM , LÍNGUA E VARIAÇÃO  LINGUÍSTICA:









B)Fazer os  EXERCÍCIOS  1 , 2 e 3   das páginas  26 e 27  do livro didático.
 ( REGISTRAR APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO).



C)Exercícios abaixo para serem copiados e feitos  no caderno   ou  imprimir e completar  esses exercícios nas  folhas .  Entendido?     


1)Leia atentamente e responda:
Responda V para verdadeiro e F para falso:

(   ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
(   ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
(    ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
(  ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
(  ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.


2) Observe as figuras abaixo e indique se estamos diante de linguagem verbal, linguagem não  verbal  ( visual ) ou linguagem mista:





3) Agora leia esta tirinha e responda:




a) O que a Mônica está fazendo nos três  primeiros quadros?

b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?

c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?

d) Qual é a reação da Mônica?

e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?

f) No último quadro o que significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do Cascão?

g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?

h) Que tipo de linguagem aparece nesta história?

i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?





4)Cascão e Cebolinha
            Observe a tirinha abaixo.  Ela conta uma história apenas utilizando desenhos (linguagem não verbal ou visual).  Agora transforme-a em linguagem verbal, contando essa história com suas palavras.

  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




5) Marque com um X a frase em que a palavra destacada é  adjetivo.
A) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
B) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.
C) Uma velha atendeu-me na porta.
D) Uma saia velha foi encontrada na rua.
E) As pessoas acharam o homem estranho.
F) Um estranho chegou no bar.

6) Faça a flexão de número ( singular/plural ) dos substantivos abaixo.
a) coração ________________
b) olhos   _________________
c) suspiro   ________________
d) xícara     ________________
e) mãos     _________________

7) Complete as frases, colocando o adjetivo  ÚTIL  no grau indicado.
a) O ônibus é _______________________________. (grau normal)
b) O carro é ______________________________ a bicicleta. (grau
comparativo de superioridade)
c) A moto é ______________________________________ a bicicleta.
(grau comparativo de igualdade)
d) O avião é ______________________________ ( grau superlativo
absoluto sintético)
e) O carro é _________________________________ de todos. (grau
superlativo relativo de superioridade)
f) A bicicleta é ________________________________ de todos.
(grau superlativo relativo de inferioridade)


Um comentário: