segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ATIVIDADES DOMICILIARES DE 17 / 08 à 21/ 07

 


ATIVIDADES  DOMICILIARES   DE  17 / 08  à   21/ 08

Galerinha do 6º ano CFES!

PAZ E BEM!

 

ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DOMICILIARES DA SEMANA:

             Querido aluno, nessa semana, você irá trabalhar com o Gênero Textual Conto , visto que a primeira avaliação deste trimestre (Interpretação e compreensão de texto ) envolve um Conto .

 

LEIA COM ATENÇÃO ESSAS OBSERVAÇÕES !

#  Não é necessário copiar os texto no caderno e nem imprimí-los;

#  As questões referentes aos textos deverão ser copiadas no caderno ou impressas.

 # Se copiadas no caderno não é válido apenas as respostas  mas todo o exercício.

 

 

 



 

A principal característica de um conto é o seu tamanho, pois o conto é um texto pequeno, menor que um romance. Porém, mesmo sendo pequeno, ele possui um enredo completo, e até um clímax, que é o momento mais importante da história. No conto a quantidade de personagens é pequena, por isso que é fácil memorizá-lo.

                    Lembre-se sempre que um CONTO  apresenta a SITUAÇÃO INICIAL, o CONFLITO,  o CLÍMAX e  o  DESFECHO.


                           

ATIVIDADES:


TEXTO A:

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

              Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

           A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.

          Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.         

          Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:         

       — Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.      


                               

                         INTERPRETAÇÃO DO TEXTO A

 

1)Que fatos conduziram as pessoas a acreditar que Paulo era mentiroso?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) Mesmo sendo castigado, Paulo continua a relatar à mãe situações fantasiosas. Por que você acha que isso ocorre?

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3) Releia o diagnóstico do médico: “— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia”. A afirmação do médico confirma a ideia de que Paulo é mentiroso? Explique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________


4) Depois de ler o texto, explique por que Paulo é incapaz de ser verdadeiro.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Que outro título você daria ao conto?

____________________________________________________

 

6)  Assinale as alternativas corretas sobre o conto:

(  ) Paulo é um menino que tem muita imaginação.

(    ) O médico descobriu que Paulo sofre de uma doença incurável.

(    ) Paulo é realmente uma criança mentirosa na opinião do médico.

(    )  Mesmo após os castigos Paulo contiunou a inventar histórias para a mãe.


7) O parecer do médico "Este menino é mesmo um caso de poesia", sugere que Paulo:


(A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.    

(B) brincava com coisas verdadeiras.

(C) era um menino imaginativo e criativo.         

(D) estava precisando do carinho familiar.

 

8) Dona Coló castigava o filho porque acreditava que ele estivesse

(A) brincando. 

(B) sonhando.  

(C) mentindo. 

 (D) teimando.

 

9) O tema do conto é:

(A )  Preguiça

( B)  Castigo   

( C ) Imaginação 

( D ) Sonho

 

                                     

                                       TEXTO B:


                                          BEZERRO SEM MÃE   

               Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.   

                 A vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.  

                Não adiantava juntar os dois, porque a vaca não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela, e o empurrava para longe.   

                    o  vaqueiro  se  lembrou  do  couro  do  bezerro  morto,  que  estava  secando  ao  sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho disfarçado para junto da vaca sem filho.  

                  Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: "Agora você já está adotado”.    

                  E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade. 

                                                 Rachel de Queiroz


10)  Após ler o texto B observe os acontecimentos citados abaixo e indique a que MOMENTO DA NARRATIVA os mesmos fazem parte:

        

         ... E por três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: "Agora você já está adotado”....            

                ____________________________________


                Foi numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria.

                       _____________________________________

 

            Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe...

                   _____________________________________ 


                   E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.

 

                   ____________________________

 





         Semana de 17/08  a  21/07 será da seguinte forma:

                       #  3H/A -  AULA ON-LINE :

 

          Continuação do estudo sobre SÍLABA TÔNICA, MONOSSÍLABOS TÔNICOS E ÁTONOS, ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS;

·       Apresentações das fichas literárias.

·       1ªAvaliação do 2º trimestre ( Interpretação e compreensão de texto)

 

# 2H/A - ATIVIDADES DOMICILIARES POSTADAS NA PLATAFORMA DIGITAL / BLOG :

·       Atividades de compreensão e interpretação de Contos.

 


Nossos combinados para nossas aulas on-line continuam sendo:


• Não se atrase, procure entrar na aula antes do horário marcado;

 

• Revise seus equipamentos com antecedência (Ex.: Se estão pelo celular, verifiquem a bateria);

 

• Se possível, faça uso do uniforme;

 

• Cuide sua postura: sente-se em sua cadeira, procure não usar capuz, cuide a luminosidade de sua imagem, bem como o ambiente; 

• Um aluno por vez para realizar suas perguntas;

• Esteja  atento a conversa e explicação da professora , procure não se distrair com outros motivos.

• O link das aulas on-line será enviado antes de cada horário. 

• Você deve estar pronto para iniciar a conexão. Não se atrase, seja pontual.


BOM ESTUDO!

                TIA LILI


Nenhum comentário:

Postar um comentário