ATIVIDADES DOMICILIARES
DE 17 / 08 à 21/
08
Galerinha do 6º ano
CFES!
PAZ E BEM!
ROTEIRO PARA AS
ATIVIDADES DOMICILIARES DA SEMANA:
Querido aluno, nessa semana, você irá trabalhar com o Gênero Textual Conto , visto que a
primeira avaliação deste trimestre (Interpretação e compreensão de texto )
envolve um Conto .
LEIA COM ATENÇÃO ESSAS OBSERVAÇÕES !
# Não é necessário copiar os texto no caderno e
nem imprimí-los;
# As questões referentes aos textos deverão ser
copiadas no caderno ou impressas.
# Se copiadas no caderno não é válido apenas
as respostas mas todo o exercício.
A principal
característica de um conto é o seu tamanho, pois o conto é um texto pequeno,
menor que um romance. Porém, mesmo sendo pequeno, ele possui um enredo
completo, e até um clímax, que é o momento mais importante da história. No
conto a quantidade de personagens é pequena, por isso que é fácil memorizá-lo.
Lembre-se sempre que um CONTO apresenta a SITUAÇÃO INICIAL, o CONFLITO, o CLÍMAX
e o
DESFECHO.
ATIVIDADES:
TEXTO A:
A INCAPACIDADE DE SER
VERDADEIRO
Paulo tinha fama de mentiroso. Um
dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência
cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na
semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de
lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de
queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem
sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que
todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam
formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo
ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
1)Que fatos
conduziram as pessoas a acreditar que Paulo era mentiroso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Mesmo
sendo castigado, Paulo continua a relatar à mãe situações fantasiosas. Por que
você acha que isso ocorre?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3) Releia o
diagnóstico do médico: “— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo
um caso de poesia”. A afirmação do médico confirma a ideia de que Paulo é
mentiroso? Explique sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________
4) Depois de
ler o texto, explique por que Paulo é incapaz de ser verdadeiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que outro
título você daria ao conto?
____________________________________________________
6) Assinale as alternativas corretas sobre o
conto:
( ) Paulo é um menino que tem muita imaginação.
( ) O médico descobriu que Paulo sofre de uma
doença incurável.
( ) Paulo é realmente uma criança mentirosa
na opinião do médico.
( ) Mesmo
após os castigos Paulo contiunou a inventar histórias para a mãe.
7) O parecer
do médico "Este menino é mesmo um caso de poesia", sugere que Paulo:
(A) agia
dessa forma pelo excesso de castigo.
(B) brincava
com coisas verdadeiras.
(C) era um
menino imaginativo e criativo.
(D) estava
precisando do carinho familiar.
8) Dona Coló
castigava o filho porque acreditava que ele estivesse
(A) brincando.
(B)
sonhando.
(C)
mentindo.
(D) teimando.
9) O tema do
conto é:
(A ) Preguiça
( B) Castigo
( C )
Imaginação
( D ) Sonho
TEXTO B:
BEZERRO SEM MÃE
Foi numa
fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria. Cada vaca toda
satisfeita com o seu bezerro. Mas dois deles andavam tristes de dar pena: uma
vaca que tinha perdido o seu bezerro e um bezerro que ficou sem mãe.
A
vaquinha até parecia estar chorando, com os peitos cheios de leite, sem filho
para mamar. E o bezerro sem mãe gemia, morrendo de fome e abandonado.
Não adiantava juntar os dois, porque a vaca
não aceitava. Ela sentia pelo cheiro que o bezerrinho órfão não era filho dela,
e o empurrava para longe.
Aí o
vaqueiro se lembrou
do couro do
bezerro morto, que
estava secando ao
sol. Enrolou naquele couro o bezerrinho sem mãe e levou o bichinho
disfarçado para junto da vaca sem filho.
Ora, foi uma beleza! A vaca deu uma lambida no
couro, sentiu o cheiro do filho e deixou que o outro mamasse à vontade. E por
três dias foi aquela mascarada. Mas no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o
focinho no couro e puxou fora o disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se
dissesse: "Agora você já está adotado”.
E
ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.
Rachel de Queiroz
10) Após ler o texto B
observe os acontecimentos citados abaixo e indique a que MOMENTO DA NARRATIVA os mesmos fazem parte:
... E por três dias foi aquela mascarada. Mas
no quarto dia, a vaca, de repente, meteu o focinho no couro e puxou fora o
disfarce. Lambeu o bezerrinho direto, como se dissesse: "Agora você já
está adotado”....
____________________________________
Foi
numa fazenda de gado, no tempo do ano em que as vacas dão cria.
_____________________________________
Mas dois
deles andavam tristes de dar pena: uma vaca que tinha perdido o seu bezerro e
um bezerro que ficou sem mãe...
_____________________________________
E ficaram os dois no maior amor, como filho e mãe de verdade.
____________________________
Semana de
17/08 a
21/07 será da seguinte forma:
#
3H/A - AULA ON-LINE :
•
Continuação do estudo sobre SÍLABA TÔNICA, MONOSSÍLABOS TÔNICOS E
ÁTONOS, ACENTUAÇÃO DAS PALAVRAS OXÍTONAS E PROPAROXÍTONAS;
· Apresentações das fichas literárias.
· 1ªAvaliação do 2º trimestre (
Interpretação e compreensão de texto)
# 2H/A - ATIVIDADES
DOMICILIARES POSTADAS NA PLATAFORMA DIGITAL / BLOG :
· Atividades de compreensão e
interpretação de Contos.
Nossos combinados
para nossas aulas on-line continuam sendo:
• Não
se atrase, procure entrar na aula antes do horário marcado;
•
Revise seus equipamentos com antecedência (Ex.: Se estão pelo celular,
verifiquem a bateria);
• Se
possível, faça uso do uniforme;
• Cuide sua postura: sente-se em sua cadeira, procure não usar capuz, cuide a luminosidade de sua imagem, bem como o ambiente;
• Um aluno por vez para realizar suas perguntas;
• Esteja atento a
conversa e explicação da professora , procure não se distrair com outros
motivos.
• O link das aulas on-line será enviado antes de cada horário.
• Você deve estar pronto para iniciar a conexão. Não se
atrase, seja pontual.
BOM ESTUDO!
TIA LILI
Nenhum comentário:
Postar um comentário