Galerinha do 6º ano
CFES!
PAZ E BEM!
ROTEIRO PARA AS
ATIVIDADES DOMICILIARES :
Querido aluno, nessa semana, as atividades domiciliares
envolvem o Gênero textual RESUMO e também a Classe Gramatical dos PRONOMES ...
LEIA COM ATENÇÃO ESSA OBSERVAÇÃO :
# As
ATIVIDADES B , C e D devem
ser copiadas no caderno ou impressas, não é para colocar apenas as respostas no
caderno.
A)
Assistir a esses vídeos sobre o
Gênero Textual “RESUMO”:
B)
Responder no caderno:
·
A
partir dos dois vídeos acima como você
define esse Gênero Textual ( RESUMO)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATENÇÃO!
Observação: A atividade B
será retomada na aula on-line onde a professora solicitará alguns alunos para
fazerem a leitura da sua resposta.
C)
Exercícios sobre PRONOMES:
1) Em cada quadrinho da tirinha abaixo aparecem pronomes.
Identifique e escreva esses pronomes abaixo da tirinha:
2) Troque a palavra destacada por uma do quadro:
ele
- elas - nós – eles
a) Júlio não quer
mais um irmão menor. __________________________
b) Eu e Lúcia
temos quatro irmãos.
___________________________
c) Juliano, Paulo e
Afonso foram ao parque. ________________________
d) As meninas
vieram ver o bebê. _______________________________
3) Passe as frases para o plural, observando as palavras
destacadas:
a) Ela é minha
amiga. _____________________________________
b) Eu estudo na
parte da manhã. ___________________________
c) Ele esqueceu a
caneta na escola.
_________________________
4) Associe:
( a ) nós ( b ) eles ( c ) elas
( ) eu + ele ( )
eu + ela ( )
eu + tu ( ) eu + eles ou elas
( )
ele + ele ( ) ele + ela (
) ela + ela
5) Complete as frases usando uma das palavras: meu -
nossa – teu – sua
a) Nós temos uma linda casa. Ela é ________________ casa.
b) Ele tem uma
bicicleta. É ________________ bicicleta.
c) Eu tenho um bom amigo.
É ________________ amigo.
d) Tu tens um grande
anel. É ________________ anel.
D) Produção
de texto – Resumo de filme
Orientações:
Escolha um filme de que tenha gostado. A sua tarefa é
produzir um resumo dele, com o intuito de divulgá-lo aos seus colegas de
classe. Para tal, siga estes passos:
1º: Em uma folha de rascunho, anote os fatos principais do
filme (princípio, meio e fim), sem revelar muitos detalhes, sobretudo, no que
se refere ao desfecho. Lembre-se: trata-se de um resumo.
2º: Construa o texto no seu caderno de Português, que deverá
ter o mínimo de 10 linhas e o máximo de 20 linhas, com a seguinte estrutura:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
3º: Crie um título interessante para o seu resumo.
4º : Prepare-se porque você poderá ser escolhido para
apresentar o seu resumo produzido aos seus colegas na aula on-line.
Semana de 22/06 a 26
/06 será da seguinte forma:
# 1H/A -
AULA ON-LINE :
·
Aplicação
do INSTRUMENTO AVALIATIVO conforme
cronograma enviado.
# 4H/A - ATIVIDADES DOMICILIARES
POSTADAS NA PLATAFORMA DIGITAL / BLOG :
·
Vídeos
explicativos sobre o Gênero Textual “ RESUMO “ ;
·
Exercícios
sobre PRONOMES ;
·
Produção
textual – Resumo de filme.
Nossos combinados
para nossas aulas online continuam sendo:
• Não se atrase, procure entrar na aula antes do horário
marcado;
• Revise seus equipamentos com antecedência (Ex.: Se estão
pelo celular, verifiquem a bateria);
• Se possível, faça uso do uniforme;
• Cuide sua postura: sente-se em sua cadeira, procure não
usar capuz, cuide a luminosidade de sua imagem, bem como o ambiente;
• Um aluno por vez para realizar suas perguntas;
• Esteja atento a
conversa e explicação da professora , procure não se distrair com outros
motivos.
• O link das aulas on-line será enviado antes de cada
horário.
• Você deve estar pronto para iniciar a conexão. Não se
atrase, seja pontual.
VOCÊ É ESPECIAL!
BOM
ESTUDO !
TIA
LILI
Nenhum comentário:
Postar um comentário