sexta-feira, 17 de abril de 2020

ATIVIDADES DOMICILIARES DE 17/04 À 24/04


Diocese de Bage

Bom dia, galerinha do 6º ano CFES!


PAZ E BEM!




BOM DIA!



“ POR ONDE EU PASSAR DEUS ME GUARDARÁ... “


                   Nessa semana o nosso estudo será sobre o ADJETIVO .
                  A seguir vocês encontrarão vídeos com explicações sobre o ADJETIVO , indicações  das páginas do livro a serem lidas  e atividades a serem desenvolvidas  sobre o conteúdo em estudo.


LEIAM COM ATENÇÃO ESSAS OBSERVAÇÕES !


              # Durante essa semana as atividades foram reduzidas , pois  pelo nosso calendário escolar,  os dias 20/04 e 21/04 são FERIADOS;

             # Exercícios  do LIVRO  é  para  registrar apenas as respostas no caderno;

             #  Exercícios que não são do LIVRO é  para  COPIAR E COMPLETAR  as atividades no caderno de Português OU também podem IMPRIMIR , COMPLETAR AS ATIVIDADES NAS FOLHAS e COLAR/ORGANIZAR AS FOLHAS  no caderno.

            # Não é para enviarem  as atividades realizadas por e-mail, plataforma , nem  whatsapp , pois no retorno às aulas, vocês apresentarão  CADERNO COMPLETO com as atividades e este será avaliado.)
           

           # Na próxima semana será enviado mais atividade de fixação do ADJETIVO e  uma atividade de PRODUÇÃO TEXTUAL.

                                                 Bom estudo!   Tia Lili


ATIVIDADES:


A) ASSISTIR AOS  VÍDEOS COM  EXPLICAÇÕES SOBRE O  ADJETIVO :

























B)   Fazer a leitura das páginas 81, 82 e 83 do LIVRO DIDÁTICO 
( Explicação sobre o ADJETIVO) :





C)   Locuções adjetivas e seus adjetivos  correspondentes:

( Essa listagem a seguir  é para TODOS COPIAREM NO CADERNO , NÃO é para IMPRIMIR )     



Locuções adjetivas - Escola Kids
        de abdômen - abdominal
        de anjo – angelical
        de boi – bovino 
        de boca - bucal
        de cabeça – cefálico 
        de chuva – pluvial

  de coração- cardíaco 
  de dedo – digital
 de diamante – diamantino

de estrela – estrelar
 de família- familiar
de homem –  humano
de inverno – hibernal ou invernal
de irmão- fraterno
de junho – junino
de lago – lacustre
de leão – leonino
de manhã – matinal
do mês- mensal
de nariz – nasal
de noite – noturno
de ouro – áureo
de paixão – passional
de professor - docente
de rei - real
 de rio – fluvial
de sol – solar
de tecido – têxtil
de tórax – torácico
de visão – óptico ou ótico
de voz – vocal


D)   Fazer os  EXERCÍCIOS  1  e  2 da página 85 do livro ( REGISTRAR APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO).


E)    EXERCÍCIOS PARA SEREM COPIADOS E FEITOS  NO CADERNO   OU  IMPRIMIR E COMPLETAR   ESSES EXERCÍCIOS NAS  FOLHAS )  Entendido?        

1)    Destaque os adjetivos das frases abaixo:

·         Acho que estou em um lugar abandonado. .............................

·        A garota usou todos os sentidos para descobrir que estava angustiada porque
estava em um quarto mofado. .............................

·        Sentiu que estava dormindo sobre algo áspero e enrugado.
.........................................

·        O livro está em algum lugar, numa superfície plana.
...........................................

2) Sublinhe as locuções adjetivas e transforme-as  em adjetivos. Consulte a lista COPIADA NO CADERNO:

                    MODELO:    Ambiente de família     –     Ambiente familiar

·        Amor de irmã – ______________________________
·        Revista do mês – _____________________________
·        Linguagem do homem – _______________________
·        Doença do coração – ____________________________
·        Festas de junho –  _______________________________


3) Observe o modelo  e reescreva as frases colocando  os adjetivos em destaque no grau superlativo absoluto sintético.

                                  A cidade é bela .      
                                  A cidade é belíssima

·        A prova estava difícil.
         _____________________________________________________
·        O ator é engraçado .
        _____________________________________________________
·         A professora é amável.
        _____________________________________________________
·        Pedro é divertido.
        _______________________________________________________
     
4) Agora observe o modelo  e reescreva as frases colocando  os adjetivos em destaque no grau superlativo absoluto analítico.

                                  A cidade é bela .      
                                  A cidade é muito bela.

·        A prova estava difícil.
         _____________________________________________________
·        O ator é engraçado .
        _____________________________________________________
·        A professora é amável.
        _____________________________________________________
·        Pedro é divertido.
        _______________________________________________________
         
  5) Indique o grau dos adjetivos das frases abaixo:

           Ana é tão estudiosa quanto Maria.   Grau comparativo de igualdade
·        Ana é mais estudiosa que Maria. __________________________
·        Ana é menos estudiosa que Maria. _______________________
·        Sou tão alto quanto Pedro. ____________________________
·        Eu sou mais alto que Pedro. ______________________________


6) Complete as frases com adjetivos pátrios.

·        Quem nasce em Alagoas  é ..........................................
·        Quem nasce no Brasil é ....................................................
·        Quem nasce em Minas Gerais  é ......................................
·        Quem nasce em Sergipe  é ...................................................
·        Quem nasce no Rio de Janeiro é ..............................................








Nenhum comentário:

Postar um comentário